|
vazio
|

Terminologia | Origem  | Variedades | Ambiente
Viveiro | AlimentaçãoReprodução | Doenças

Ambiente

Entre inúmeras características de água, citaremos as mais importantes para a vivência saudável das carpas:

1) pH:

Indica o teor de concentração de íons de hidrogênio e de íons oxidrila dissolvidos na água. Simplificando temos:

Portanto, vale a pena lembrar que a diferença de 1 (uma) unidade no pH equivale a variação de concentração de íons em 10 vezes, e se for 2 (duas) unidades, a variação é de 100 vezes.

Resumindo:

Para as carpas:

pH ideal: 7,2
pH bom: 7,0 ~ 7,4
pH aceitável = 6,5 ~8,0

2) Oxigênio Dissolvido (DO):

O oxigênio dissolvido na água é uma característica muito importante, pois este pode ser responsável por muitos casos de perda de peixes.

Normalmente quanto maior for a agitação superficial de água (contato com atmosfera) e a injeção de bolhas de ar ou oxigênio na água, melhor será o aumento do teor de DO. Quanto menor for o tamanho das bolhas, melhor será a dissolução de oxigênio para uma certa vazão de gás.

Porém deve-se lembrar que o aumento de salinidade, o de temperatura da água e o de teor de compostos nitrogenados inibem a dissolução de oxigênio na água. Acontecem muitos casos de perda de peixes no período da madrugada após um dia de calor em que foram bem alimentados, pois quanto mais se come mais oxigênio é necessário para seu metabolismo (digestão). Se o teor de compostos nitrogenados for alto (por exemplo, não tenha feito a troca da água por muito tempo) a situação se agrava.

Para as carpas:

DO ideal > 10 ppm
DO bom > 8 ppm
DO aceitável > 6 ppm

Nota: geralmente a água subterrânea é pobre em oxigênio. Nunca coloque os peixes diretamente nesta água.



                           

3) Compostos Nitrogenados:

As matérias orgânicas que se acumulam no aquário provenientes de excrementos de peixes, restos de alimentos, folhas de árvores ou plantas, etc., começam a ser decompostas formando a amônia (e).

A amônia, por sua vez, sofre a transformação por ação das bactérias aeróbicas (que precisam de oxigênio) chamadas Nitrossomonas formando o Nitrito (). O nitrito também sofre a ação das bactérias aeróbicas do gênero Nitrobacter formando o Nitrato () que serve de nutriente, em parte, para as plantas aquáticas. O nitrato não é tão tóxico quanto a amônia ou nitrito, em pequena participação (menor que 30 mg/l). Quando estiver denso, a maneira mais rápida de diminuir o teor é a troca parcial de água.

Para as carpas (dependendo de outras condições):

Amônia ideal = 0
Amônia aceitável < 0,20 mg/l
Nitrito ideal = 0
Nitrito aceitável < 0,25 mg/l

4) Temperatura:

Os peixes são mais sensíveis à variação de temperatura que o homem, a variação de 1ºC para os peixes equivale à variação de 5ºC para o homem.

Temperatura boa para manter a água: 15 ~ 25ºC
Temperatura ideal para desenvolvimento: 22 ~ 25ºC
Temperatura que sente apetite: 14 ~ 27ºC
Temperatura de sobrevivência: 2 ~ 34ºC
Temperatura ideal para eclosão: 20 ~ 22ºC


5) Substâncias Nocivas:

a) Cloro: A água encanada normalmente vem com cloro. Efetue o teste de presença de cloro na água e neutralize-o, caso notar a existência, com o produto desclorificante.

b) Cimento e seus derivados: O tanque recém-construído de alvenaria e as caixas novas de fibra cimento-amianto soltam substâncias alcalinas no começo e podem matar os peixes. Nestes casos convêm esperar por 2 meses, trocando a água semanalmente. Se quiser acelerar a neutralização , pode-se usar o ácido acético glacial, mas isto poderá enfraquecer a força do cimento. Se realmente tiver pressa de colocar os peixes, a outra solução é pintar a face (onde tem cimento) com tinta a base de epoxy (que seca em 8 horas, pronto para receber peixes) ou algo similar atóxico.

c) Plástico e seus derivados com substância tóxica: Há muitos materiais plásticos que soltam substâncias tóxicas no decorrer do tempo. Quando utilizar este tipo de material, verificar com o fabricante se não é prejudicial para os peixes.

d) Outros materiais nocivos para os peixes: Agrotóxicos, raticida, inseticida, herbicida, produtos de limpeza, etc. são perigosos para os peixes. Além de tomar cuidados para não deixar afluir para o aquário, verificar se indiretamente não será induzida (por exemplo: pela ação de chuva e vento; animais mortos na água devido a estes produtos, etc.).

Resumindo:

 

.
Piraporanga - Comércio de Produtos Ornamentais Ltda. - ME.
tel.: (0xx11) 4742-6263